Garanhuense faz parte da  Seleção Americana de Wrestling no Panamericano 2018

      01 SET 2018
      01 de Setembro de 2018

      Professor Elison Dantas de Garanhuns mais uma vez integrando a seleção americana

      Nos dias 17 à 19 de agosto foi realizado na capital do cearense o campeonato Panamericano Júnior de Wrestling. O professor Elison Dantas de Garanhuns mais uma vez estava marcando presença, como líder da equipe americana.

      Já é a terceira vez que o coach de wrestling participa de uma competição internacional sendo membro da equipe norte americana. Em 2015, o coach de wrestling da WEFA/Brasil participou do Campeonato Mundial de Wrestling pelo time norte americano (USA Wrestling) realizado em Salvador – BA, quando a equipe norte americana de estilo livre ficou em quarto lugar. Já em 2017, no mesmo local, o garanhuense participou do campeonato pan-americano sênior quando a equipe americana de estilo livre se consagrou campeã. Nessas competições o professor trabalha dando assistência para as equipes de greco, estilo livre femino e masculino, e assim também aprende wrestling com campeões olímpicos e grandes lendas do wrestling americano. O professor Elison Dantas é formado na universidade de Oklahoma, onde treinou e trabalhou com uma das equipes mais tradicionais e vencedoras do NCAA estadunidense.

      A primeira vez que o garanhuense participou de um Pan-americano, foi em 2006, quando fez parte da delegação brasileira numa competição sênior realizada no Rio de Janeiro, onde conheceu e treinou com grandes nomes da luta olímpica brasileira, naquela época Renato Sobral “babalu” lenda do UFC, Rodrigo Dan ex UFC, Antoine Jaude Atleta olímpico, Edson Kudo, Neto e outros.

      O professor Elison tem uma carreira internacional nos esportes de combate desde 1995. Foi quando ainda jovem que ele viajou para Miami – EUA e disputou sua primeira competição internacional de judô, em seguida foi viver nos EUA por oito anos, lá lutou o Aberto dos Estados Unidos de Judô em 2000 na cidade de Denver, e depois em 2001 na cidade de Las Vegas se consagrando vice-campeão do aberto dos Estados Unidos.

      https://www.judoinside.com/judoka/17231/Elison_Dantas/judo-career

      Depois ainda estudante da Universidade de Oklahoma foi All American noJ udô, se consagrando campeão universitário em 2004 na cidade de Miami, estado da Flórida, e logo depois iniciando uma nova carreira no wrestling, quando começou a trabalhar como wrestling manager do time de wrestling universitário da universidade que se formou.

      Já em 2015, nessa época no campeonato mundial júnior realizada no estado da Bahia, o coach Dantas chamado para trabalhar pela seleção americana sendo também o líder de equipe e assim ficando em oitavo lugar no quadro geral de medalhas,

      Em 2017, mais uma vez o professor fez parte da delegação americana sênior, e onde também  foi campeão geral juntos com atletas olímpicos, um deles o campeão olímpico Kyle Snider.

      Nesse time universitário chegou a ganhar o troféu de terceiro lugar por equipe na competição NCAA em 2006. Voltando para o Brasil em 2008, o professor Elison fundou a associação sem fins lucrativos chamada WEFA- wrestling and education for all – “luta e educação para todos.”

      Essa associação com suas parcerias já enviou jovens para o Canadá e aos Estados Unidos, distribuiu gratuitamente mais de 100 sapatalilhas ( equipamento de luta) para jovens hipossuficientes, conseguiu incentivos do governo para os atletas medalhistas em campeonatos nacionais e internacionais, construiu sua própria sede em Garanhuns onde atletas de todo brasil vem buscar conhecimentos, o primeiro centro de treinamento do tipo associação no brasil, escreveu o primeiro livro de wrestling do Brasil, criou o canal de youtube para ensinar o esporte, fez clínicas internacionais gratuitas para jovens que amam o wrestling e dessa maneira desenvolve a luta e a educação de maneira eficiente.  O professor Dantas vem implantando tudo que aprendeu no exterior aqui no Brasil.

      Clínica Internacional de Wrestling realizada em Salvador no ano de 2015.

      Voltar

      www.ismaradona.com.br

      Fale Conosco

      WhatsApp (87) 98156 5264

      ismaradona@hotmail.com